segunda-feira, 15 de abril de 2013

7 algarismos

Quando pensamos que só em Portugal é que há patrões que não fazem ideia do que é estar no mercado eis que o meu empregador não-oficial me vem provar o contrário.

Trabalho para um subsidiária de uma grande multinacional no ramo da metalomecânica e apesar de haver muita coisa feita de maneiras que não aprovo sei dar o braço a torcer e perceber que não tenho grande experiência para poder opinar assim tanto sobre elas.

Nos últimos dias tenho dedicado todos os meus esforços a um grande projecto internacional e que é o maior que já me passou pelas mãos. Na casa dos 7 algarismos, só para se situarem.
Para o comum dos mortais, os valores envolvidos são de tal grandeza que se perde a noção e tudo se acha caro. Não é!
O problema surge quando o dono/patrão da empresa mãe começa a achar que o montante envolvido é baixo demais e resolve duplica-lo. Se o montante inicial já é elevado, então agora é um abuso...
Todos os envolvidos, dos mais experientes aos menos, assim como o director da minha administração, ficam envergonhados por ter de apresentar estes preços ao cliente.

Quando as pessoas estão muito tempo afastadas do centro do negócio e gerem tudo com base em modelos numéricos e financeiros perdem a noção do mundo que as rodeia e dão inicio à queda do que levou anos a construir.

Talvez seja cedo demais para falar assim e, provavelmente, estou a especular no ar, mas não me parece que a agir desta maneira haja clientes que queiram negociar connosco.

5 comentários:

  1. Vamos lá duplicar isto que este valor é muito modesto.. Olha que bela forma de viver a vida :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se for aceite, vai ser óptimo para a empresa. Só duvido que pingue mais algum para o meu lado :x

      Eliminar
  2. Dá tempo ao tempo e sem intromissões... o que vier, virá - é o meu conselho. Mas percebo a tua indignação, eu sentiria o mesmo. Chama-se a isso bom senso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, só fico assim porque mostra que as pessoas não sabem do que andam a falar. Parecem aquelas crianças que acham que os hamburguers nascem no Macdonalds.

      Eliminar
    2. Mais cedo ou mais tarde a coisa vai ou racha. Há pessoas a quem só mesmo a vida e as desilusões as farão acreditar que estão erradas. E, mesmo assim... Calma.

      Eliminar