segunda-feira, 18 de março de 2013

Turismo Serra da Estrela - um dos espelhos do país

Como disse neste post fui até à Serra da Estrela no fim-de-semana passado.
Fui à Serra mas fiz tudo menos ski. Segundo as palavras dos GNR que estavam a impedir a circulação de pessoas e veículos para lá do cruzamento do Centro de Limpeza de neve, podíamos brincar à vontade naquela zona que dava perfeitamente.
Ora, como não tínhamos ido propriamente para brincar, resolvi confrontar a autoridade sobre a justificação para as estradas estarem cortadas já que o tempo não era assim tão desfavorável à circulação automóvel.
Pois, segundo o energúmeno gozão e sem qualquer tipo de formação para estar a lidar com o público, as estradas estavam fechadas porque tinha nevado muito durante a noite e não era possível transitar a partir daquele ponto. Ok, justificação perfeitamente aceitável até à hora em que os limpa-neves passassem e removessem toda a neve que causava tamanho transtorno. Isto, pensámos nós.
Voltamos para trás, paramos no primeiro parque de estacionamento e, durante mais ou menos uma hora, brincamos com a neve. Volvida essa hora, tempo de verificar como estavam as estradas. Fechadas e a mesma justificação.
Claro! Porque nevou mesmo muito (como se pode ver pela foto que tirei do local) e era extremamente perigoso. Podíamos molhar alguém, ou o raio!!
Vá de ligar para a protecção civil que me diz que a circulação devia ser restabelecida lá para o inicio da tarde porque os limpa-neves andavam a tratar disso. Ok! Demoraram mais um bocadinho do que é justificavél mas tudo bem. Vamos ver do almoço e voltamos a tentar da parte da tarde.

Da parte da tarde, tudo na mesma mas com justificação nova.
"Olhe, as estradas estão transitáveis, mas pode vir a nevar e depois é uma chatice para as pessoas saírem da torre".
Claro, porque 7 kms e meia dúzia de curvas, é uma merda muito grande de se resolver com 2 ou 3 limpa-neves. Aqueles que estiveram parados o dia todo no Centro de Limpeza de Neve.

Voltamos para trás de mãos a abanar e eu com uma raiva aquela gente que nem me aguentava. Quero apresentar reclamação mas não sei a quem...

Depois andam os nossos meios de comunicação a noticiar que os responsáveis pelo turismo da Serra (neste caso, mas no geral em Portugal) que há pouca afluência à Serra e que as pessoas não querem saber e não participam nos meios de diversão que a Serra tem para oferecer.
Se calhar, mas só se calhar, se tiverem um bocadinho mais em consideração as pessoas que fazem centenas de kms para lá chegar e investirem na melhoria, utilizarem os meios disponíveis  aplicarem esforços para melhorar os acessos, têm mais gente e melhores opiniões sobre os métodos, pessoas e serviços disponíveis.

Se fosse num outro país qualquer que tivesse mais de 10 cm de neve por metro quadrado, as estradas iam estar 100% transitáveis para que qualquer pessoa pudesse desfrutar do que a neve pode oferecer. E falo com conhecimento de causa porque já estive em estâncias de ski em que as condições climatéricas eram MESMO adversas e as estradas estavam abertas com limpa-neves a passar de 10 em 10 minutos.

2 comentários:

  1. Felizmente, a Serra da Estrela não me fascina nada - mas nada, mesmo - no Inverno. O serviço de proteção civil no interior norte do país é péssimo e já passei por várias situações que o comprovam. Infelizmente não me surpreende que se tenha passado isto, já tem uma longa fama.
    Apenas não percebo como as pessoas insistem em ir para lá, quando lá não se faz verdadeiro ski e quando há zonas do nosso país com neve, muito mais bonitas de visitar. Se for para fazer mesmo ski, então, segundo diz quem gosta e percebe da coisa, é mesmo fora, que o nosso país, até nesse aspeto, é pobrezinho que dói...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo ir para fora, e este ano já fui até Espanha para isso mesmo, mas este fim de semana a ideia era dar a experimentar o ski a 3 pessoas que nunca fizeram.
      Aliás, nunca fiz ski em Portugal eheh não consigo avaliar as pistas da Serra mas segundo me disseram, para quem quer começar, servem e foi por isso que não insisti em ir até Bejar (que fica a pouco mais de 300km de distância da minha casa)

      Eliminar