terça-feira, 12 de março de 2013

Porto (I)

Este fim de semana foi "dia" de ir passear até à invicta.
Ao contrário do que costumo fazer, desta vez, não preparei a viagem e deixei-me levar pela ideia que tinha da cidade. Erro! Erro, dos grandes!
Conheço muito pouco da história do Porto e talvez por isso não tenha gostado do que vi.
Fora os habituais pontos turísticos não consegui perceber qual é o encanto do Porto. Não percebo qual é a magia da Ribeira e da Estação de São Bento.
Achei a cidade muito suja (não com lixo mas no geral) e velha. Os edifícios em qualquer outro lugar deste País estavam interditos à habitação por perigo de derrocada, mas no Porto não. No Porto é típico e segundo a maioria das pessoas que lá vai é bonito...
Talvez por estar habituado ao nosso país não consegui achar nada do que vi maravilhoso. Calcorreei diversas ruas da cidade e apenas encontrei alguma beleza na avenida dos aliados e na arquitectura dos edifícios que a rodeiam, mas não achei um espanto e, comparando com outras coisas que já vi por esse mundo fora, fica uns pontinhos abaixo.
A malta estrangeira que cá vem de propósito parecer adorar e ainda bem, pois, é do dinheiro deles que o país precisa.
Eu vou continuar a sair do país sempre que possa para poder ir conhecer novas culturas e costumes.

E vocês? O que têm a dizer sobre o Porto e/ou outra cidades do nosso país? Concordam comigo ou discordam?

3 comentários:

  1. Fortemente em desacordo. O Porto tem muitas coisas más, como tem Lisboa e muitas mais cidades do país e do mundo. Mas tem uma beleza única, que é preciso saber explorar. Foste aos sítios óbvios e não planeados, isso nada diz da cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu começo por dizer que talvez tenha sido por não ter preparado nada. Não sabia o que havia de fazer e o simples deambular pelas ruas não me satisfez. Senti-me numa cidade escura e sem vida. (também não vi muitas pessoas a passear, a ribeira, por exemplo, estava vazia).
      Entre Lisboa e Porto, venha o diabo e escolha eheh Lisboa é uma cidade moderna mas que conheço bem, e por isso não encontro encanto.

      Aconselhas algum ponto especifico que mereça a visita no Porto e que me leve a mudar de ideias?

      Ah! Adorei a gastronomia :)

      Eliminar
    2. Ui... tanta coisa. Assim que decidas dar uma nova oportunidade ao Porto, eu ajudo no roteiro ;)

      Eliminar