segunda-feira, 4 de março de 2013

Junior... yeah, right!


Junior Engineer with over 4 years of experience on offshore and certificates for offshore work.

Não sei qual é o conceito de júnior nas empresas de hoje em dia mas não me parece que seja a mesma que vem no dicionário. As noticias de que há uma falha na quantidade de meios humanos disponíveis na industria petrolífera surgem com mais frequência a cada dia que passa. Dizem que há pouca malta disponível e que as empresas batalham umas com as outras num roubo desenfreado para conseguir garantir que têm colaboradores suficientes para se aventurarem em novos negócios. Fala-se que há uma forte abertura para quem esteja interessado em enveredar por uma carreira nessa área mas depois vamos a ver e as portas estão abertas para quem já lá está.
Esta pescadinha de rabo na boca não é só comum ao nosso país, embora cá seja muito mais notória.
Os empregadores por esse mundo fora querem bom e barato sem se chatearem muito, mas se calhar já abriam mão de alguma coisinha a pensar que no futuro podem vir a ganhar mais com isso do que a utilizar os métodos actuais de recrutamento.

2 comentários:

  1. A verdade é que as empresas de cá faem múltiplas exigências, para um salário curto. E se pensarmos bem nalguns perfis que indicam, ou são feitos à medida de alguém, ou praticamente impossíveis de concretizar: com habilitações académicas, experiência profissional, idade limite de 30/35 anos, conhecimentos de várias línguas escritas e faladas, quantos poderão concorrer?!? Creio que às vezes ninguém, muito menos que tenha ainda disponibilidade imediata, como por vezes também é exigido... :P

    Beijocas e não desmoralizes! :D

    ResponderEliminar
  2. Tete, desta vez nem estava a falar de empresas nacionais. Ando a pesquisar emprego no estrangeiro porque cá está visto que não passamos do sobreviver, e já dizia o outro "eu quero é viver".

    Tal como dizes, chega a ser caricato ver propostas que pedem tudo e mais um par de botas do candidato. Se é assim tão bom, de certeza que está empregado e não vai trocar de pagador só pelos lindos olhos da moçoila dos recursos humanos.

    ResponderEliminar