quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vales Refeição vs Subsidio Refeição

A empresa onde estou actualmente, sem se preocupar muito com a vontade dos empregados, resolveu passar a pagar os subsídios de alimentação através de vales de refeição que podem ser descontados nos locais habituais (restaurantes, supermercados, etc). Isto tudo alegando que é melhor para o funcionário porque o governo vai passar a taxar os subsidios de alimentação acima de 4,27€.
Hoje pôs a circular um aviso de que, possivelmente, já a partir deste mês, deixamos de contar com 100€ no ordenado para passarmos a receber um cartãozinho que podemos usar nas compras. Se a alguns não faz qualquer diferença porque tinham de gastar o dinheiro em comida e tinham, a mim irritamente profundamente porque, por sorte, não tenho de gastar parte do meu salário na minha alimentação (a não ser nas raras vezes em que como fora).
Mal soube que me iam ao bolso, fui aos RH perguntar se havia hipótese de escolha, e mesmo sendo taxado eu preferia (prefiro que me tirem 1 ou 2 euros do que não me dêem 100 em dinheiro) continuar a ver o dinheiro entrar na minha conta bancária já que tenho compromissos a cumprir todos os meses. A resposta não podia ser mais rápida e negativa.

Ora, com isto, tendo o governo responsabilidade na matéria mas sendo a empresa a principal responsável por obrigar os empregados a tomar uma decisão com a qual não concordam, só me deram mais um motivo para me por ao fresco.

Today I'm updating my english résumé.

1 comentário:

  1. Percebo que te faça diferença, mas uma empresa que não seja de vão de escada tem de olhar mais ao interesse da maioria dos trabalhadores, não a cada caso por si. E nesse aspeto, a empresa onde trabalhas agiu de forma correta... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar