quinta-feira, 29 de março de 2012

Lloret de Mar ou uma educação muito fraquinha

Nos meus idos 18 anos, também eu fui um maluco e aceitei que a minha viagem de finalistas fosse organizada por pessoas que queria ir para Lloret de Mar. Não me arrependo de ter ido apesar de:

- a água do mar ser fria
- a areia ser mais parecida com cascalho
- o hotel ser uma merda
- ter passado fome
- ter comprado uns óculos de sol no El Corte Inglés que tinham graduação apesar de não terem qualquer indicação disso e eu só ter descoberto uns dias depois quando cheguei a Portugal e ficava com dores de cabeça sempre que os usava.

Se fosse hoje é lógico que preferiria outro destino, até porque Lloret mudou muito desde então. Quando fui, há mais de uma década atrás, posso dizer que, apesar das bebedeiras que se viam ninguém foi parar ao hospital, 80% não fez sexo com ninguém, só 2 ou 3 é que fumaram droga (ou pelo menos dizem que o fizeram), a malta divertiu-se toda na mesma.

Nos dias de hoje - e dos anos anteriores - é cada vez mais comum ver-se nos jornais casos de jovens que morrem a atirar-se de janelas, a entrarem em coma alcoolico e ou a tentarem snifar os traços contínuos das avenidas de Lloret. Apesar de a informação hoje, e o acesso às coisas, ser muito mais simples de obter, a educação dada pelos paizinhos desses meninos que julgam que podem fazer tudo o que lhes dá na real gana é muito debilitada. Antes de culparem as agências de viagens, os monitores, o Passos Coelho ou o Papa, deviam olhar para dentro de portas e perceber que estão a fazer um mau trabalho.

Afinal, jovens já fomos todos. Parece é que o juízo e o bom senso são como o lince ibérico... espécies em vias de extinção.

2 comentários:

  1. Tens razão, jovens já fomos todos, também fui em viagem de finalistas. Mas a Londres. O hotel também era uma porcaria, água do mar nem experimentei porque não fomos à praia e também passámos fominha, especialmente porque no domingo de Páscoa estava tudo, mesmo tudo fechado, não encontrámos sítio para comer. A malta também fez para lá umas coboiadas, mas não me lembro nem de bebedeiras nem de drogas. No entanto, 4 colegas foram presos por andarem a gamar umas porcarias duns pechibeques nos grandes armazéns. No meio de tantos, há sempre alguns armados em chico-espertos, está bem de ver... Foi há mais de 30 anos!

    O meu filho, também foi em viagem de finalistas para Lloret del Mar. Ia avisado em relação a abusos e para se portar "bem" (no sentido de não exagerar no álcool e coisa e tal, não para ficar armado em nerd, obviamente). O que felizmente aconteceu. Mas alguns colegas dele também tiveram problemas...

    Agora essas cenas de se atirarem das janelas para as piscinas ou porque sim, já me parece de quem está completamente passado. E se estas "criancinhas" não se sabem comportar fora das saias da mamã, não lhes devia ser permitido andar à solta... E não, neste caso não culpo o PPC, a não ser no dia em que algum filho dele faça por lá alguma arruaça! ;)

    ResponderEliminar
  2. Essas coisas não são do meu tempo! Sabes onde é que eu fui na minha viagem? Exacto, adivinhaste, fui a Itália! A coisa mais escabrosa que fizemos foi ver uma data de estátuas nuas...

    ResponderEliminar