quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uvas


Há muito, muito tempo, numa galáxia igualzinha à nossa, num planeta muito parecido com o nosso, existia uma vinha parecida com a da imagem. Essa vinha pertencia à família e era o bisavô que a explorava. 2 hectares, carregados de videiras e oliveiras.
Certo dia, pela manhã, num ano em que era prevista uma vindima cheia de cestos de uva, caiu uma camada de geada que cobriu todos os campos de um manto branco que se assemelhava a um nevão. Se para os olhos era um regalo para a agricultura era uma catástrofe. Nessa manhã um homem alto, com uma personalidade vincada, nos seus 70/80 anos, chorou. Nessa manhã, as uvas souberam que não voltariam a nascer.
O dia seguinte amanheceu com os campos novamente cobertos pelo manto branco mas as videiras haviam partido. A vinha, como ainda agora é conhecida, fora arrasada pela raiva de quem dedicava todo o amor e carinho ao terreno que tinha absorvido sangue e suor ao longo de uma vida.

As oliveiras, centenárias, ainda hoje contam essa história.

1 comentário:

  1. Uma história como tantas outras, que por esses campos fora fazem perecer a agricultura... e uma forma de subsistência, cada vez mais em desuso! :(

    Beijocas!

    ResponderEliminar