terça-feira, 15 de outubro de 2013

55 bpm

O meu batimento cardíaco, a esta hora do dia, é de 55 batimentos por minuto.
Sei que não é baixo como o dos atletas de topo mas, para um final de dia de trabalho, não me parece nada mau. A pressão arterial podia estar mais baixa mas com todo o sal e carnes que costumo consumir acho que era pedir demais.

Tenho notado, ao fim de quase 2 meses de ginásio, que tenho uma recuperação muito mais rápida que a maioria das pessoas que me acompanham nas aulas de RPM (bicicleta) e nos exercícios básicos no geral. Não sou nenhum poço de força mas recupero rapidamente de tudo o que é exercício, levando o coração a baixar das 170 pulsações por minuto para as 60/70 numa questão de minutos (2 ou 3 são mais que suficientes). É comum, no final do período de alongamentos, estar com batimentos regulares idênticos à minha fase de descanso.

Frequência Cardíaca de Recuperação é de extrema utilidade como forma de verificar se o sistema cardio-respiratório está a recuperar correctamente. Para obter o valor de recuperação, efectua-se uma medição imediatamente após o término da corrida ou marcha, e outra passado um ou dois minutos. O valor da frequência cardíaca de recuperação será obtido através da diferença das duas medições. À medida que o nível do atleta melhora a recuperação da frequência cardíaca também, alcançando valores mais próximos dos de repouso, num menor período de tempo após o esforço. 


Mais sobre frequência cardíaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário