segunda-feira, 16 de abril de 2012

Baixa médica - Check


Ao fim de alguns anos a trabalhar posso dizer que perdi a virgindade no que toca a baixas médicas. Para meu grande azar a doença atacou uns dias antes de ir laurear a pevide para a cidade favorita dos imperadores romanos. 
Só por si, esse acontecimento, deixou-me pior do que já estava. O receio de ter de ir doente (sim, porque nunca equacionei deixar a viagem para trás) atirou-me para um estado de quase demência. Por outro lado, o facto de ter a viagem marcada fez-me fingir não estar tão mal como estava e evitar ir ao hospital logo de imediato. Só os 40 graus de febre é que me conseguiram a braçadeira amarela nas urgências do hospital.
Ainda bem que lá fui, dose de cavalo, e dois dias depois estava fino e pronto para me fazer à estrada que leva ao aeroporto. Mas, há sempre um mas, há que tratar da baixa já que nos hospitais não as passam. Depois de, na 2ª à noite ter conseguido uma declaração nas urgências, 3ª de manhã foi dia de ir passear o vírus ao posto médico para conseguir que o médico de família me passasse uma baixa. Se antes de falar com o médico tinha receio de que não me quisesse dar o papel, depois das primeiras palavras percebi que estava enganado. Por ele ainda hoje estaria de baixa se assim eu o pretendesse (adoro Portugal, e agora percebo como é que há tanta gente que consegue baixas falsas). Não perguntou, não auscultou, não nada, passou o papel e desejou-me boa viagem. Porreiro, pá!

Fiquei fino rapidamente e aproveitei a viagem da melhor maneira. 
Só choro os quarenta e muitos euros que gastei com a brincadeira. 17,50 € de taxas só para o hospital é um roubo!

2 comentários:

  1. Que chatice! Mas vale que tudo se resolveu. Quanto às baixas médicas, não tens razão: se querem que elas só sejam atribuídas pelos médicos de família, pois, estes têm de acreditar nos seu pacientes. Então se alguém tem uma apendicite, um ataque cardíaco ou coisa, pode ir para o centro de saúde, esperar pela baixa? Claro que não, primeiro tem de se tratar. E tratado, que auscultação vai dizer ao médico de família que tiveste doente?

    Já houve tempos em que as falsas baixas médicas pululavam por aí. Agora, já não é tanto assim! :)

    E Roma, estava no mesmo sítio? Divertiste-te, apesar de toda essa agitação antes da viagem? Conta tudo, pá! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm, se calhar tens razão no aspecto dos médicos terem de acreditar no paciente mas daí a perguntar quantos dias de baixa quero já vai um bocadinho. Era uma infecção na garganta, quaisquer 2 a 3 dias põe um gajo fino, principalmente se estiver a ser medicado e tiver cuidado.

    Conto tudo assim que tiver as fotos prontas para serem despejadas no blog ;)

    ResponderEliminar