segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carro vs Mota - Consumo/km

Formula 1 Red Bull

Fã assumido de desportos motorizados, que muito contribuem para o desgaste das nossas reservas de petróleo e para a poluição mundial, responsáveis pela destruição da camada de ozono, do aquecimento global e da extinsão de espécimes que nunca foram descobertas, sou também fã de auto-suficiência no que toca a energia. Não é em vão que torço para que as energias renováveis entrem em força nos mercados mundiais e que as companhias petrolíferas deixem em paz a malta que vai inventando novas formas de se movimentar.
É certo que a mentalidade verde dos responsáveis pelas decisões mundiais tem vindo a emergir mas ainda não é suficiente.

Mas, por agora, não venho falar de vento, sol ou geotermia.
Carro vs mota.
À primeira vista, qualquer pessoa diz que as motas consomem e poluem menos que os carros. Em parte isto é verdade e em parte mentira. Tudo depende da mota e do carro. É claro que ninguém, no seu perfeito juízo, compara uma Famel Zundapp com um Ferrari Testarrosa, mas também é claro que há muita gente por aí que não anda no seu perfeito juízo...
Mazda KAAN - Electric

Vamos por a coisa por números.

Assumindo velocidades parecidas, distâncias idênticas e percursos muito similares, analisemos uma situação real de carro vs mota.

Sou um feliz proprietário de ambos os veículos. No lado do carro conto com um Renault Clio II 16V de 75cv enquanto do lado das duas rodas somo a companhia de uma LML 150 4T de 9cv.
Olhando de repente, esta comparação, pode ser um tanto quanto estúpida e bastante dúbia. Assumo a responsabilidade de não incluir neste study-case o conforto e disponibilidade de espaço que o carro tem face à mota. Mas a questão aqui está em comparar kms com consumos e, eventualmente, emissões de CO2.

Os 75 cavalos do Clio podem parecer estonteantes frente aos 9 da LML mas vejamos. O Clio pesa 1500 kg e a LML 90 kg. Isto, traduzido para um ratio potência por kg, dá qualquer coisa como, 0,5cv por 10 kg para o Clio e 1cv por 10 kg para a LML. A mota ainda não arrancou e já está a ganhar. Por esta altura estão vocês a chamar-me nomes e a dizer que o carro anda 2 vezes mais que a mota. Certo! Mas, aliada a essa velocidade superior, estão consumos em consonância.
Renault Clio 1.2 16V

No passado mês de Junho, percorri praticamente os mesmo kms com ambos os meios de transporte. 1351 com o Clio e 1031 com a LML - diferença de 300 km é irrisória como poderão compreender de seguida. A esses 1351 km está associado um gasto de gasolina na ordem dos 127 €, enquanto que na mota não vai além dos 40 €. Ok. Velocidades menores, consumos menores.
Até aqui nada de novo. Mas esperem! E se vos disser que ambos os veículos circularam a velocidades idênticas, pelo mesmo percurso?
Embora a LML fosse praticamente no limite, fez consumos mais baixos que o Clio em velocidade cruzeiro - velocidades a rondar os 90-100 km/h.
LML Star 150 4T

Desde que passei a utilizar mais a mota, em detrimento do carro, consegui reduzir o consumo de combustível (total) em 40%.

Reitero, este estudo foi feito tendo como base um percurso igual para ambos os veículos e velocidades na casa dos 90 km/h.

2 comentários:

  1. Oh, pra mim estás a falar chinês! Não entendo patavina de carros ou de modas, desde que a velha carripana ande, para mim já tá de bom tamanho... :)))

    Beijocas!

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  2. acho que estas errado visto que a moto sendo de uma cilindrada inferior deveria consumir muito menos em relaçao ao carro ou seja tu para fazeres contas tens que ter tudo igual logo o carro consome menos

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